(47) 3444 4434

Diretrizes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Reconhecimento que a segurança, o meio ambiente, e a saúde no trabalho constituem prioridade da API DUTOS, refletindo-se em suas atividades, produtos e serviços.

Atendimento a requisitos legais e outros requisitos contidos em normas ambientais, de saúde, segurança do trabalho e prevenção contra incêndios e emergências.

Capacitação contínua do quadro funcional para o entendimento da importância de atitudes e papel a ser desempenhado quanto à preservação do meio ambiente, à segurança e à saúde no trabalho.

1 – Liderança e Responsabilidade

API DUTOS, ao integrar segurança, meio ambiente e saúde a sua estratégia empresarial, reafirma o compromisso de todos seus colaboradores e contratados com a busca de excelência nessas áreas, assim como a difusão de valores que promovam a qualidade de vida dentro e fora da empresa.

2 – Conformidade legal

As atividades na API DUTOS devem estar em conformidade com a legislação vigente nas áreas de segurança, meio ambiente e saúde.

  • Verificação permanente do atendimento à legislação e adoção, quando necessário, de medidas destinadas à pronta correção de eventuais não conformidades.

3 – Avaliação e Gestão de Riscos

Os riscos inerentes às atividades da API DUTOS devem ser identificados, avaliados e gerenciados de modo a evitar a ocorrência de acidentes e/ou assegurar a minimização de seus efeitos.

  • Realização de avaliações de risco periódicas ou à medida que se identifiquem mudanças nos processos.

4 – Operação e Manutenção

As operações da API DUTOS devem ser executadas de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalações e equipamentos adequados, inspecionados e em condições de assegurar atendimento as exigências de segurança, meio ambiente e saúde.

  • Adoção de praticas operacionais seguras, que preservem o colaborador e reduzam ao máximo os riscos de acidentes.
  • Execução das atividades de inspeção e manutenção de acordo com os procedimentos estabelecidos, de modo a manter o controle sobre seus riscos.

5 – Capacitação, Educação e Conscientização

Promoção contínua da capacitação, educação e conscientização dos colaboradores, de modo a reforçar a competência da APIDUTOS em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

6 – Gestão da Informação

A gestão das Informações e conhecimentos relacionados à Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde deve garantir sua precisão, atualização e documentação, de modo a facilitar sua consulta e utilização.

7 – Comunicação

As informações relativas à Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde devem ser comunicadas com clareza, objetividade e rapidez, de modo a produzir os efeitos desejados.

8 – Plano de Contingências

Atuar nas situações de emergências com rapidez e eficácia visando à máxima minimização dos seus impactos adversos.

9 – Análise de Acidentes e Incidentes

Os acidentes e incidentes, decorrentes das atividades da APIDUTOS, devem ser analisados, investigados e documentados de modo a prevenir novas ocorrências e /ou a minimizar seus efeitos.

10 – Gestão de Produtos

A API DUTOS deve zelar pelos aspectos de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde de seus produtos desde sua origem até a destinação final, bem como empenhar-se na constante redução dos impactos que eventualmente possam causar.

11 – Processo de Melhoria Contínua

A melhoria continua do desempenho em segurança, meio ambiente e saúde deve ser promovida em todos os níveis da empresa, de modo a assegurar seu avanço nessas áreas.

  • Aperfeiçoamento constante dos indicadores de SMS de modo a torná-los cada vez mais precisos e uniformes, com consequente incentivo ao cumprimento das metas estabelecidas.
  • Atualização periódica da política, diretrizes e metas de SMS de modo a manter sua conformidade com o Plano Estratégico da API DUTOS.

Copyright 2017 - API dutos | Desenvolvido por Dripp