(47) 3444 4434

NORMA IGEM SR 25 – Retire o superdimensionamento de suas instalações através da norma de classificação de área

By API Dutos on 30 de outubro de 2017 in IGEM SR 25
0
0

NORMA IGEM SR 25

Instalação Livremente Ventilada

Estruturas à gás natural instaladas em ambiente com boa disponibilidade de ventilação e onde o conceito Zona 2NE pode ser aplicado, se pressão de operação (PO) menor que 10 barg. São instalações onde não existem grandes obstáculos a circulação do vento.

Instalação Congestionada

Estruturas à gás natural que são instaladas em locais onde existem grandes obstáculos porém que não limitam totalmente a circulação do vento a ponto de criar estagnação. O conceito Zona 2NE (PO < 10 barg) pode ser aplicado, porém com análise criteriosa. Dependendo da configuração da estrutura de gás natural instalada o conceito Zona 2NE pode ser aplicado em parte desta estrutura.

Instalação Confinada

Estruturas à gás natural que são instaladas em locais onde existem grandes obstáculos e que limitam a circulação do vento a ponto de criar estagnação. O conceito Zona 2NE não pode ser aplicado. O tamanho a área classificada é obtido através de tabelas orientativas da norma IGEM SR 25, podendo ainda ser utilizada metodologia de cálculo para a tentativa de redução da área classificada.

Instalação Abrigada

Estruturas à gás natural que são instaladas dentro de ambientes fechados, normalmente salas ou barracões, com ventilação restrita disponível apenas por aberturas nas paredes, tais como portas e janelas. Neste tipo de ambientes, a faixa de ventilação é muito variável, podendo a estrutura de gás natural ser classificadas até como livremente ventilada se as aberturas existente sejam muito grandes, PO < 10 barg. Pode ocorrer situações que a ventilação seja tão reduzida que este ambiente se torne Zona 0, ou seja, com alta probabilidade de ocorrência a atmosfera inflamável.

API Dutos

About the Author

API DutosView all posts by API Dutos
Empresa fundada em 2008, na cidade de São Francisco do Sul-SC

0 Comments

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Copyright 2017 - API dutos | Desenvolvido por Dripp