NORMA IGEM SR 25 – Retire o superdimensionamento de suas instalações através da norma de classificação de área

 em IGEM SR 25

NORMA IGEM SR 25

Instalação Livremente Ventilada

Estruturas à gás natural instaladas em ambiente com boa disponibilidade de ventilação e onde o conceito Zona 2NE pode ser aplicado, se pressão de operação (PO) menor que 10 barg. São instalações onde não existem grandes obstáculos a circulação do vento.

Instalação Congestionada

Estruturas à gás natural que são instaladas em locais onde existem grandes obstáculos porém que não limitam totalmente a circulação do vento a ponto de criar estagnação. O conceito Zona 2NE (PO < 10 barg) pode ser aplicado, porém com análise criteriosa. Dependendo da configuração da estrutura de gás natural instalada o conceito Zona 2NE pode ser aplicado em parte desta estrutura.

Instalação Confinada

Estruturas à gás natural que são instaladas em locais onde existem grandes obstáculos e que limitam a circulação do vento a ponto de criar estagnação. O conceito Zona 2NE não pode ser aplicado. O tamanho a área classificada é obtido através de tabelas orientativas da norma IGEM SR 25, podendo ainda ser utilizada metodologia de cálculo para a tentativa de redução da área classificada.

Instalação Abrigada

Estruturas à gás natural que são instaladas dentro de ambientes fechados, normalmente salas ou barracões, com ventilação restrita disponível apenas por aberturas nas paredes, tais como portas e janelas. Neste tipo de ambientes, a faixa de ventilação é muito variável, podendo a estrutura de gás natural ser classificadas até como livremente ventilada se as aberturas existente sejam muito grandes, PO < 10 barg. Pode ocorrer situações que a ventilação seja tão reduzida que este ambiente se torne Zona 0, ou seja, com alta probabilidade de ocorrência a atmosfera inflamável.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt