Laudo do Sistema de Aterramento conforme as normas NBR 5410 – NBR 5419 E NBR 15749

 em LAUDO

Laudo do Sistema de Aterramento conforme as normas NBR 5410 – NBR 5419 E NBR 15749aterramento elétrico

Um sistema de aterramento é um conjunto de condutores enterrados, cujo objetivo é realizar o contato entre o circuito e o solo com a menor impedância possível. Os sistemas mais comuns são hastes cravadas verticalmente, condutores horizontais ou um conjunto de ambos.

A forma de aterramento mais completa é a malha de terra, composta de condutores horizontais formando um quadriculado, com hastes cravadas em pontos estratégicos. As malhas são amplamente usadas em subestações. Além das funções descritas anteriormente, as malhas de terra devem assegurar que os níveis de tensão de toque e de passo sejam inferiores ao risco de morte por choque.

Portanto, é extremamente importante a construção do aterramento conforme as normas NBR 5410 e NBR 5419 garantindo a proteção adequada para a edificação e as pessoas.

 

As normas NR10, NBR5410 e NBR5419 exigem que o sistema de aterramento seja anualmente analisado por profissional legalmente habilitado. Após a análise deve ser emitido o Laudo Técnico com a descrição completa da situação em que se encontra o sistema de aterramento. O documento deve necessariamente acompanhar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) devidamente registrada no CREA.

MALHA DE ATERRAMENTO

MALHA DE ATERRAMENTO

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt