(47) 3444 4434

Inspeção de Revestimento Anticorrosivo CIPS / DCVG

Inspeção da Integridade do revestimento de Dutos pelos métodos CIPS e detecção de falhas através do DCVG.

CIPS (Close Interval Potential Survey)

A técnica CIPS, denominada no Brasil de técnica “Passo a Passo”, consiste na medição em pequenos intervalos (de 1,5 m. a 1,5 m.) dos potenciais ON e OFF do duto ou “dutos” enterrados, realizando uma avaliação da eficiência funcional do sistema de proteção catódica. O potencial ON / OFF é medido através do caminhamento do operador sobre o eixo do duto, baseados nos valores gerados, em volts, tendo como referência uma semi-célula de cobre/sulfato de cobre(CU/CUSO4).

DCVG (DIRECT CURRENT VOLTAGE GRADIENT)

É um método de inspeção e localização de falhas do revestimento anticorrosivo de dutos enterrados complementar ao CIS para localização de falhas do revestimento no qual o operador caminha sobre a diretriz do duto e mede os gradientes de potencial com um registrador (Hexcorder Millenium) e duas semi células.

O equipamento Hexcorder Millenium é um registrador múltiplo comandado por um satélite GPS, capaz de registrar posição em coordenadas universal, distância percorrida, e registro de potencial ou gradiente elétrico do solo, acumulando tais dados para transmiti-los posteriormente para um computador onde será processada a elaboração de gráficos.

Copyright 2017 - API dutos | Desenvolvido por Dripp